Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Vontade de comer à noite? Dicas para controlar a fome noturna VITAT
Vontade de comer à noite? Dicas para controlar a fome noturna

Cada pessoa tem uma rotina diferente, que resulta de seus hábitos e também de seus afazeres. Isso vale também quando o assunto é alimentação.

As principais refeições são café da manhã, almoço e jantar, porém, os hábitos alimentares podem ser bem diversos.

Isso porque são um reflexo não apenas de necessidades fisiológicas, mas também de fatores externos, inclusive escolhas e preferências individuais. E todo esse conjunto determina os horários e o ritmo da alimentação ao longo do dia.

Quando a vida fica corrida e cheia de compromissos, muita gente deixa de se alimentar de forma apropriada durante o dia, deixando para fazer uma espécie de compensação ao comer à noite.

Além disso, há quem sinta mais fome nesse período ou até mesmo levante da cama para fazer uma boquinha de madrugada. Apesar de parecerem inofensivas, a fome noturna pode ocasionar ganho de peso e até mesmo comprometer a saúde do organismo.

“A fome noturna normalmente está mais relacionada à ingestão inadequada/insuficiente de alimentos durante o dia, ou por esse comportamento já ter virado um hábito na rotina da pessoa. Também tem relação com ansiedade, estresse ou noites mal dormidas”, explica Cintia Correia de Sousa, nutricionista. Aliás, se o corpo descansa menos do que precisa, produz menos melatonina (hormônio do sono), afetando o controle da fome.

Comer à noite engorda?

Segundo a nutricionista, comer à noite não significa, necessariamente, quilos a mais. Afinal, o que conta mesmo para engordar é ingerir mais calorias do que se gasta. No entanto, se, nesse momento, “o consumo for acima do restante do dia, a tendência é que, ao longo de repetidas vezes, exista aumento de peso”.

O ideal, então, é que as calorias sejam bem distribuídas ao longo do dia, assim a fome é melhor controlada e o consumo da noite não interfere de forma negativa, ficando dentro do planejado também.

Será que é fome mesmo?

Outro ponto interessante a se observar é se a vontade de comer que surge à noite ou de madrugada é mesmo fome. Por isso, fique atento aos sinais:

Fome fisiológica – estômago roncando, dor de cabeça, dificuldade de concentração e irritabilidade. “É uma fome que passa com a ingestão de qualquer alimento. Fome não específica”, diz Cintia.

Vontade de comer – é um tipo de fome específica e que não traz sintomas físicos, como a anterior. “É uma fome que tem seus altos e baixos (some e volta repentinamente) e é amenizada/sanada por pequenas quantidades.”

Fome emocional – está ligada a emoções ou dietas restritivas. “É uma fome específica também, mas ela oscila (começa forte, mantém ou aumenta). Normalmente associada a episódios de exagero e caracteriza o comer compusivo”, esclarece.

Compulsão alimentar – doença diagnosticada por médicos, caracterizada por episódios de consumo alimentar exagerado, em geral associados à culpa e não necessariamente a episódios compensatórios.

Identificou que está com fome de verdade? Então aposte em boas fontes de alimentos para a noite e faça escolhas mais leves, que não exijam tanto da digestão. “Frutas e cereais são boas opções”, indica a especialista.

Truques para controlar a fome noturna

- Consumir fibras durante o dia, investindo em alimentos básicos como arroz, feijão, legumes cozidos, frutas e cereais;

- Ter uma boa ingestão de água ao longo de todo o dia;

- Ingerir quantidades adequadas de proteínas dia, sempre incluindo uma fonte a cada refeição;

- Além disso, ficar de olho nas quantidades adequadas de calorias por refeição. O fracionamento é individual e deve ser feito por um nutricionista;

- Mastigar mais os alimentos durante as refeições para promover saciedade ao corpo;

- Por fim, evitar a troca de refeições sólidas por líquidas, pois as refeições líquidas não promovem sensação de saciedade e, consequentemente, trazem menor controle da fome.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet