Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Fome emocional: entenda como nossos sentimentos... CONQUISTE SUA VIDA
Fome emocional: entenda como nossos sentimentos...

Fome emocional: entenda como nossos sentimentos podem gerar compulsão alimentar.

Você já ouviu falar em fome emocional? Ela geralmente acontece quando estamos ansiosos ou estressados e, por conta disso, acabamos descontando na comida.

O problema é que, quando isso ocorre, muita gente costuma abusar nos doces - chocolates, balas, sorvetes e sobremesas com açúcar refinado, que, em excesso, são maléficos ao organismo. Para entender melhor como ocorre a fome emocional, nós conversamos com a psicóloga Maria Varnier. Confira!

De acordo com a psicóloga, a fome emocional está diretamente ligada às sensações do indivíduo

Perceber a ocorrência da fome emocional é algo simples, pois ela ocorre geralmente quando o estado de espírito da pessoa está desequilibrado.

De acordo com a psicóloga Maria Varnier, é importante ficarmos atentos às nossas próprias sensações: "Quando percebemos muita vontade de comer e essa sensação causa estranhamento, angústia, ou é entendida como efeito de uma certa ansiedade, vemos que há um possível sentido e uma causa psíquica relacionados a esse excesso", explica a profissional.

De forma resumida, a fome emocional consiste na vontade excessiva de comer, que pode durar horas. Ou seja, mesmo que a pessoa se alimente bem, a sensação de saciedade parece nunca surgir. Isso pode ser perigoso, pois o indivíduo pode acabar ganhando muito peso ou até mesmo intoxicar o organismo com alimentos maléficos.

Segundo a psicóloga, a fome emocional se manifesta de forma diferente em cada um e, por isso, deve ser tratada de forma individualizada. "Não se trata então de sentir fome, mas de uma manifestação comportamental relacionada a algum conteúdo interno do indivíduo. Sua causa será única em cada caso e, consequentemente, precisa ser analisada de acordo com as especificidades de cada um", complementa Maria Varnier.

O primeiro passo é tentar entender de onde vem a sensação excessiva de fome

Antes de tudo, o mais importante é buscar entender de onde (e por que) essa fome emocional vem. Para isso, o ideal é que a pessoa consulte um psicólogo e investigue melhor quais são os problemas que estão ocasionando isso. "O caminho está em buscar entender de onde vem a vontade de comer, que parece responder a uma angústia ou ansiedade. Sentir uma excessiva vontade de comer pode ser o sinal de que algo não vai bem, um aviso para o qual devemos voltar a nossa atenção", afirma a psicóloga.

Praticar exercício físico é uma boa forma de aliviar a ansiedade e o estresse

Para aliviar sintomas de estresse e ansiedade - grandes causadores da fome emocional - uma ótima alternativa é praticar exercícios físicos. São várias as opções que surtem um bom efeito: corrida ou caminhada diária, academia, dança, esportes (como vôlei ou luta) e até mesmo passeios de bicicleta diários.

Quando nos exercitamos, nosso corpo fica mais oxigenado e relaxado, prevenindo instabilidades emocionais. Por isso, caso você esteja sentindo que está exagerando na comida, uma dica interessante é buscar se exercitar.

A psicóloga Maria Varnier também destacou a importância de fazer um acompanhamento com um profissional: "Caso a pessoa identifique uma vontade desmedida de comer, muito além das suas necessidades nutricionais, outra boa alternativa é buscar suporte psicológico", finaliza Maria Varnier.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet