Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Chá mate faz mal? Os benefícios da erva e qual o seu consumo ideal CONQUISTE SUA VIDA
Chá mate faz mal? Os benefícios da erva e qual o seu consumo ideal

Usada no preparo de chás (quentes ou gelados), drinks e bebidas tradicionais, como o chimarrão e o tereré, a erva mate se destaca por ser bem aromática, saborosa e ainda fornece uma série de nutrientes importantes.

No entanto, existe o imaginário de que chá mate faz mal à saúde - o que, dependendo da situação e da forma de consumo, até pode ser uma afirmação verdadeira.

Então, para entender melhor as propriedades da bebida, nós preparamos uma matéria falando sobre os principais benefícios do chá mate e os cuidados necessários para o seu consumo. Confira!

Afinal, chá mate faz mal ou bem à saúde?

Embora algumas pessoas acreditem que chá mate faz mal, isso não necessariamente é verdade. Afinal, a erva tem um alto teor de vitaminas, antioxidantes e substâncias terapêuticas que fortalecem o organismo. No entanto, por ter uma grande quantidade de cafeína, a bebida não pode ser consumida em excesso - caso contrário, pode causar insônia, ter efeito abortivo e até mesmo causar taquicardia ou piorar a gastrite (pois tende a aumentar a secreção gástrica).

Para aproveitar bem os benefícios do chá mate, é muito importante consumi-lo de forma moderada. O ideal, inclusive, é ingerir no máximo 2 xícaras por dia - preferencialmente nos intervalos das refeições. Ainda assim, vale a pena consultar um nutricionista para estipular o consumo adequado da bebida - dependendo do seu objetivo, por exemplo, é possível beber uma quantidade um pouco maior ou menor do chá diariamente.

Quais os benefícios do chá mate?

Para quem não sabe quais são os benefícios da erva mate, vale a pena conhecer mais a fundo as propriedades nutricionais e substâncias terapêuticas presentes na erva. Lembre-se apenas de consumir a bebida com parcimônia, ok? Confira as principais vantagens de incluir esse tipo de chá no dia a dia:

1. Tem alto teor de vitaminas C, E e antioxidantes que fortalecem a imunidade

O chá de erva mate se destaca como um grande aliado do sistema imunológico. Isso porque ele é fonte de vitaminas C, E e de agentes antioxidantes que evitam gripes, resfriados e mantêm o sistema de defesa do corpo bem fortalecido. Para melhorar nesse quesito, uma boa dica é incluir limão e gengibre no preparo do chá.

2. Ajuda no processo de emagrecimento

Você já deve ter ouvido falar que chá mate emagrece - afirmação que realmente tem um quê de verdade. Isso porque a bebida tem ação termogênica - isto é, acelera o metabolismo e, consequentemente, otimiza o processo de queima de gordura corporal. Além disso, o chá mate garante mais saciedade e ainda ajuda na digestão.

3. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica

Além de ter compostos antioxidantes, o chá de erva mate apresenta ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica. Por isso, ajuda a tratar dores (como a de garganta) e protege o organismo contra possíveis infecções, até mesmo a formação de cáries nos dentes. Por ter essas propriedades medicinais, essa bebida é ótima para dar um up na imunidade.

4. Ajuda a controlar o colesterol e o índice glicêmico

Você sabia que o chá mate também é ótimo para a saúde do coração? Por ser fonte de saponinas (poderosos antioxidantes), a bebida ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Por conta disso, inclusive, esse tipo de chá é bastante indicado para quem tem diabetes. Mas não se esqueça de consultar um nutricionista antes de iniciar o seu consumo regular, ok?

5. Combate o envelhecimento precoce

Outro diferencial do chá mate é que, por ser rico em saponinas, vitaminas e outros antioxidantes, ele faz muito bem para a saúde da pele e dos cabelos. Quando consumida de forma regular, a bebida evita o envelhecimento precoce e ajuda a desintoxicar o organismo.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet