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Carnaval: consumo de álcool e influência dos alimentos

Na época do Carnaval, e as pessoas costumam abusar na ingestão das bebidas alcoólicas. Porém esse excesso de bebida pode causar alguns malefícios para o organismo.

Os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas são diversos e os efeitos do uso agudo variam, mas podem ir desde problemas como fraqueza, cansaço, desidratação, perda de reflexos, náuseas, vômitos, até coma e morte. Por isso, veja quais são os cuidados necessários com o consumo de álcool e a influência dos alimentos.

Como o álcool age no organismo?


O álcool é absorvido rapidamente pelo estômago e duodeno, e em instantes cai na corrente sanguínea. No fígado começa a ser metabolizado, formando uma substância tóxica, chamada acetaldeído, que é responsável pelos sintomas após ingestão do álcool, como náuseas, dores de cabeça, desidratação, etc.

Além disso, pode prejudicar a absorção intestinal e aumentar a excreção renal de folato, niacina, vitamina B6, vitamina A, vitamina C, magnésio, cálcio, zinco, ferro. Além disso, as bebidas alcoólicas possuem bastante calorias, e pode acabar aumentando o peso e gordura corporal quando consumidas em excesso.

Alguns exemplos de valor energético das bebidas alcoólicas são: 1 taça de champagne tem 110 calorias; 1 latinha de cerveja (350ml) tem 115 calorias; 1 copo de caipirinha tem 300 calorias; 1 taça de vinho tinto (120ml) tem 107 calorias; 1 dose de whisky tem 120 calorias; 1 dose de gin tem 60 calorias (com tônica tem 110 calorias).

Lembrando que o melhor seria não consumir bebidas alcoólicas em excesso e em grande frequência. Mas caso decida beber, faça as escolhas certas dos alimentos que podem ajudar a proteger o organismo contra os efeitos nocivos do álcool.

Alimentos que auxiliam contra os efeitos do álcool

Primeiro ponto então, seria não consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio, pois isso aumenta os efeitos negativos do álcool no organismo. Quando fazemos uma escolha melhor dos alimentos que consumimos antes da ingestão de bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido mais lentamente, se tornando menos tóxico para o corpo.

Algumas alimentos que podem auxiliar:

Ovo
Possui um aminoácido, a cisteína, que é essencial na produção de glutationa, que auxilia o processo de desintoxicação do fígado. Assim, auxilia no processo de eliminação das toxinas (acetaldeído) produzidas pelo consumo do álcool.
Além disso é rico de vitaminas do complexo B, dando destaque para a vitamina B6 que é essencial para a recuperação. Dica: não consumir ovo frito; não consumir ovo cru, pois pode ter substâncias antinutricionais, atrapalhando o processo de eliminação dos sintomas do consumo de álcool.

Banana
Um dos problemas do consumo do álcool é a hipoglicemia, por isso frutas/carboidratos podem auxiliar a melhorar os sintomas. Além disso é fonte de potássio e vitamina B6, componentes excretados durante o processo. A deficiência de potássio pode causar problemas no sistema nervoso e muscular.

Salmão
Rico em alfa-cetoglutarato, enzima que ajuda a minimizar os sintomas da ressaca. Possui ômega 3 , e vitamina do complexo B, que ajuda a reduzir a inflamação no cérebro causado pela ingestão de álcool.

Quinoa
Possui magnésio e potássio. Contém antioxidantes, que protegem o organismo contra os radicais livres que surgem com o consumo de bebidas alcoólicas.

Batata doce
Fonte de carboidratos complexos que diminui a chance de ter hipoglicemias durante o consumo de álcool. Além disso possui potássio, vitamina A, B e C, antioxidantes que combatem os radicais livres.

Frutas vermelhas
Morango, amoras, mirtilos – contém substâncias antioxidantes, combatendo os radicais livres liberados durante o consumo do álcool.

Alimentos para evitar consumir antes das bebidas alcoólicas

Café
Consumir café antes das bebidas alcoólicas não é o ideal, pois a cafeína é estimulante e pode disfarçar os efeitos do álcool no organismo, fazendo com que a pessoa perca a noção do quanto já bebeu, podendo causar intoxicação. Além disso, o café tem ação diurética, desidratando ainda mais o corpo.

Salgadinhos industrializados
Possuem muito sódio, aumentando a chance de desidratação do corpo. Além de possuir corantes, que favorece a intoxicação do organismo.

Então, é importante ponderar a quantidade de bebidas alcoólicas que irá ingerir, e a frequência. Lembrando sempre de consumir bastante líquidos, principalmente água, para ter uma hidratação adequada. Além disso, evitar alimentos processados, industrializados e com corantes, que favorecem ainda mais a intoxicação do corpo.
 
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