Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Exercícios físicos para gestantes: os benefícios e cuidados SPORT LIFE
Exercícios físicos para gestantes: os benefícios e cuidados

A ciência já comprovou com vários estudos que de determinadas atividades pode trazer muitas vantagens, como o alívio de sintomas ansiosos e depressivos. Além desses efeitos, sair do sedentarismo pode ser positivo para mulheres grávidas.

Entre os benefícios dos exercícios físicos para gestantes, é possível citar a prevenção de determinados quadros, como o diabetes gestacional, o ganho de peso desproporcional para essa fase e a eclâmpsia, condição relacionada ao aumento da pressão arterial.

Contudo, antes de colocar o corpo em movimento com qualquer prática, segundo a obstetra, ginecologista e mastologista Mariana Rosario, é necessário consultar um obstetra. “E, estando com a saúde em dia, ela pode praticar atividades a partir do primeiro ultrassom morfológico, com 12 semanas de gestação”, indica a médica.

Mesmo após a liberação, a grávida ainda deve ser acompanhada por profissionais no período pré-natal, tanto por um obstetra quanto por um professor de educação física especializado na área.

“Não é aconselhável que ela exagere, é claro, mas é imprescindível que as sedentárias aproveitem esse período para começarem uma atividade, devagar, e as que já a praticam, não a abandonem”, afirma Mariana.

Exemplos de possíveis exercícios nessa etapa são caminhadas, ioga, corrida, dança e pilates. E, como aponta Rosario, é recomendado que essas e outras atividades sejam praticas por uma hora em três dias da semana. “Este é um período em que se gasta muita energia, e é necessário ter disposição para chegar à 40ª semana bem. A atividade física aumenta a serotonina e dá prazer, então, a sensação física é muito boa”, acrescenta a especialista.

As vantagens do pilates

A aposta no pilates como um dos exercícios para gestantes pode ser uma alternativa para aumentar o controle corporal, a força e prevenir lesões durante essa fase. Afinal, os exercícios são leves, cadenciados e específicos para cada caso.

“Entre os inúmeros benefícios da atividade, podemos destacar o relaxamento do sistema circulatório e o fortalecimento da musculatura pélvica, proporcionando maior sustentabilidade para a bexiga e o útero”, comenta Douglas Paiva, fundador da Pure Pilates.

A seguir, confira mais pontos positivos da prática durante a gestação:

1) A mulher tem o alívio de dores na coluna e realiza o preparo necessário para o período pós-parto. Além disso, um ponto importante é que uma gestante ativa ganha menos peso, dorme melhor e fica menos ansiosa.

2) A gestante terá maior facilidade de alongamento dos músculos das costas e pernas, o que pode facilitar o momento do parto e reduzir possíveis dores durante o período de gravidez; com o condicionamento físico mais desenvolvido, terá mais facilidade para respirar e, consequentemente, melhorar a circulação sanguínea e oxigenação do feto.

3) É importante que a prática só seja realizada após uma liberação médica, feita por seu ginecologista ou obstetra. O professor de pilates deve iniciar o exercício quando a aluna apresentar esse atestado de prática por escrito, liberando a realização dos movimentos.

4) Todos os exercícios relacionados com posições arriscadas, esforço intenso na região abdominal ou muito impacto não são indicados para as gestantes que optam em realizar o pilates. Os exercícios físicos para gestantes devem ser leves, prazerosos e eficientes, mas sem colocar em risco a integridade física da mãe ou a vida do bebê.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet